Concursos a Mestrados - Emissão de Pautas
29-06-2011 01:57Caros Colegas,
Como já poderão ter verificado, os prazos de candidatura a Mestrados da FCTUC (com excepção do Mestrado de continuidade em Biologia, que permite a entrada directa de alunos, sem que tenham de passar por um processo de selecção) foram encurtados e antecipados, como indicado abaixo:
2ª Fase de Candidaturas
Acção Calendário
Afixação das vagas da segunda fase Até 06 de Junho
Prazo de candidatura 11 a 15 de Julho
Análise dos processos/Creditação 20 a 29 de Julho
Afixação das listas de seriação 03 de Agosto
Matricula/ Inscrição 04 a 18 de Agosto
Significa isto que o período de submissão de candidaturas decorre na primeira semana de Época Especial de Exames e o processo de avaliação tem início na semana seguinte.
Por esse mesmo motivo, poderá acontecer que alguns alunos não tenham todas as notas lançadas dentro dos prazos.
Este facto, caso ocorra, não impede que os alunos se candidatem, uma vez que o NONIO (Inforestud@nte), na secção "Candidaturas", contempla uma alínea dedicada aos alunos finalistas que têm perspectiva de terminar a licenciatura, mas ainda não conhecem todas as suas notas. Deste modo, conseguem passar o primeiro passo de seriação feito ao nível dos Serviços Administrativos da FCTUC (processo meramente burocrático).
No entanto, caso as notas não sejam lançadas e lacradas pelos Serviços Académicos até dia 20 de Julho, os alunos candidatos serão avaliados pelo Júri de cada Mestrado mediante a média que possuírem nessa altura (não incluindo as notas pendentes). Assim, alunos que estejam dependentes das últimas notas para subirem a sua média final de curso poderão ser prejudicados na avaliação feita pelos Júris.
Por motivos técnicos/burocráticos, é impossível que as suas notas sejam lançadas oficialmente mais cedo, no NONIO, e assim processadas informaticamente para fins académicos (candidaturas, p.ex.). Isto é, caso os Professores lançassem apenas as notas dos finalistas, oficialmente no NONIO, para que essas fossem processadas/validadas, os Serviços Académicos teria de lacrar as pautas. Se isso acontecesse, seria impossível para os professores lançarem, depois, as notas dos restantes alunos. Claro que é possível editar uma pauta depois de lacrada, mas só em casos excepcionais, como, por exemplo, um erro numa nota. Mas isso é um caso pontual. Seria uma prática impossível para um universo de cerca de 200 ou mais alunos não finalistas com notas pendentes, dada toda a burocracia implicada.
Assim, propusemos o seguinte plano de acção:
- Todos os alunos finalistas devem fornecer o seu nome completo, número de estudante, disciplinas que está a frequentar e Mestrados a que pretende candidatar-se.
- As listas serão enviadas tara todos os Professores da Licenciatura de Biologia.
- Os Professores corrigirão os seus exames em primeiro lugar e emitirão "pautas não oficiais", que serão reencaminhadas para os Coordenadores dos Mestrados incluídos na área das Ciências Biológicas da FCTUC (Bioquímica, Biologia Celular e Molecular, Ecologia, Biodiversidade e Biotecnologia Vegetal)
- Essas notas não serão processadas pelos Serviços Académicos, não alterando a média final de curso oficial, mas serão tidas em conta pelos Coordenadores dos Mestrados, aquando a fase de "Análise dos Processos / Creditação".
- Os alunos finalistas, no processo de candidatura realizado online, no NONIO (Inforestud@nte), para além de todos os anexos que terão de juntar a essa, deverão anexar também um documento dirigido aos Coordenadores, indicando-lhes que são dos alunos que constam na "pauta não oficial", gerada pelos Professores da Licenciatura em Biologia.
- Deste modo, a seriação será mais justa, considerando que serão beneficiados os alunos que subam a média graças às notas pendentes.
Devem fazer download do Documento Exel que disponibilizo no site https://pedagogia-em-biologia-dcv-fctuc.webnode.pt/; preencher e reencaminhar para o email candidaturas.biologia.mestrados@gmail.com.
PRAZO: 07-07-2011
Apenas válido para alunos de Biologia da FCTUC.
É fulcral que copiem todo o texto desta mensagem e reencaminhem, por email, para todos os vossos contactos, pois nem todos os alunos têm Facebook e outros, que tendo, podem ainda não estar contemplados na lista de contactos do Perfil "Biologia Uc".
Como se trata de um método não oficial pioneiro (isto é, não passa pelos Serviços Académicos), esperamos a boa colaboração de todos, para que nenhum finalista fique de fora e para que tudo decorra como previsto.
Numa tentativa de corrigir dificuldades do sistema, esperamos que a nossa medida seja do agrado de todos.
NOTA IMPORTANTE:
- Tudo o que se encontra escrito é do conhecimento da Coordenadora do curso de Biologia, Professora Doutora Teresa Gonçalves.
- No entanto, por não se tratar de uma metodologia corrente, nem oficial, e como não temos forma viável de avisar autonomamente, controlar e verificar todos os alunos finalistas informaticamente, não nos responsabilizaremos caso venham a surgir reclamações de alunos, alegando não terem sido avisados.
———
Voltar